Learn from Other Cities Video

Cidades mais sustentáveis e com mais movimento

WhatsApp Image 2020-06-18 at 15.11.49 (1)

Você pode encontrar o artigo completo - incluindo o vídeo e as apresentações, aqui.

Na última década, os sistemas de bicicletas compartilhadas surgiram em diversas cidades latino-americanas, trazendo um meio de transporte conveniente e acessível, e, ao mesmo tempo, aumentando consideravelmente o uso da bicicleta e seus correspondentes benefícios para as cidades.

Com o desenvolvimento de sistemas de bicicletas compartilhadas, as cidades podem obter benefícios para a saúde de seus cidadãos, melhoras na qualidade de vida, redução nos congestionamentos e diminuição dos custos de infraestrutura viária.

Por esse motivo, C40 Cities Finance Facility (CFF), em conjunto com LatinoSBP.org, organiza uma Série de Webinars para fomentar a discussão e troca de experiências que possam ajudar a cidades médias e pequenas da região a concretizar seus planos para desenvolver sistemas de bicicletas compartilhadas.

A iniciativa contempla dois tipos de eventos virtuais: webinars abertos ao público e workshops privados com técnicos de cidades da América Latina para apoiá-los em seus processos de desenvolvimento de seus próprios sistemas.

No dia 7 de julho iniciamos a Série com um webinar que teve como objetivo introduzir o tema e explorar o panorama geral, assim como tendências, do uso de bicicletas compartilhadas em cidades latino-americanas. A sessão contou com a participação de 88 espectadores provenientes de mais de 60 cidades ao redor do mundo.

Moderado por Selene Aparicio, Regional Engagement Manager do CFF para a América Latina, a sessão incluiu intervenções de Gabriela Binatti, Diretora Executiva e de Relações Institucionais da Plataforma Latino-americana de Sistemas de Bicicletas Públicas e Compartilhadas -LatinoSBP.org-, e de Carolina Hernández Galeano, Assessora Sênior do CFF para projetos de implementação de sistemas de bicicletas compartilhadas em cidades colombianas.

A intervenção de Gabriela teve como objetivo realizar o lançamento do primeiro Relatorio Anual da LatinoSBP.org que apresentou uma fotografia sobre os sistemas de bicicletas compartilhadas em operação na América Latina ao final de 2019. 

De acordo com o estudo realizado, ao final de 2019 haviam 92 sistemas de bicicletas públicas e compartilhadas operando em 11 países da América Latina. Além disso, estes sistemas representam quase 47 mil bicicletas e mais de 3 mil estações.

PT_imagen1-2

Estes 92 sistemas operam utilizando 31 tecnologias diferentes e trabalham com 48 operadores distintos que oferecem o serviço. Uma grande parte dos sistemas funcionam nos sete dias da semana, em diferentes horários limitados; ainda assim, 18 sistemas funcionam as 24 horas do dia.

PT_imagem3

Com o link a seguir é possível acessar o Relatório completo. Por outro lado, a apresentação de Carolina teve foco no trabalho que a CFF realiza na Colombia, tanto a primeira fase do programa com a estruturação da Cicloalameda Medio Milenio em Bogotá, como a segunda fase, com apoio direto a Bucaramanga, Cali, Bogotá e Montería na estruturação de seus sistemas de bicicletas públicas. Na sua intervenção, Carolina descreveu o processo de preparação do projeto realizado pela CFF e como será a evolução dos sistemas de bicicletas públicas nas quatro cidades que contam com a assistência técnica oferecida. Além disso, apontou que é muito importante lembrar que não há um modelo universal e que é importante que todas as cidades estabeleçam objetivos claros que determinem um plano de trabalho em sintonia com as políticas municipais.

No hay modelos universales

Para concluir a sessão, os participantes enviaram perguntas para Gabriela e Carolina que abriram um espaço de diálogo para discutir pontos relacionadas ao desenvolvimento de bicicletas públicas na região. 

Não percam os próximos webinars nos quais falaremos sobre os efeitos que as restrições da COVID-19 têm sobre os sistemas de bicicletas compartilhadas e a importância de incluir um enfoque de gênero na estruturação dos mesmos! 

Neste link você pode encontrar a gravação do seminário e aqui o vídeo disponível também com legendas em português.

Tags Cycling